![](http://photos1.blogger.com/blogger/4868/1159/1600/foto3.jpg)
Trabalho realizado por: Ricardo Silva nº22
Este blog tem como objectivo dar informações acerca do tema "Mega Construções", no passado, presente e futuro e foi criado por Afonso Curval (nº1) e João Pedro Basto (nº15) no âmbito da disciplina de Área Projecto.
Já houvera projectos do túnel transatlântico. Em 1895 JulioVerne também pensou num túnel transatlântico mas numa menor escala. O escritor pensou em comboios sub aquáticos que viajariam a 1600K/h propulsados por ventiladores a vapor, um em cada estremo.
Em 1972 Harry Harrison, um escritor de ciência falava de um túnel apoiado sobre enormes pontes submarinas.
A Bionic Tower é um projecto de uma cidade vertical desenhada por 3 arquitectos espanhóis: Eloy Celaya, Cervera e Pioz. A cidade terá uma torre central com aproximadamente 1200 metros de altura, equivalente a 300 andares, que irão servir de casa a 100 mil pessoas.
Durante a sua administração, Xu Kuangdi, antigo “mayor” de Shanghai, expressou interesse pelo conceito da cidade. Também Hong Kong está interessada neste projecto.
O Aeropolis 2001 é um projecto para a construção de um enorme edifício na baía de Tóquio. Se construído, seria 5 vezes maior que o já destruído World Trade Center em Nova Iorque.
O Aeropolis, imaginado pela “Obayashi Gumi Corporation”, terá 2 quilómetros de altura, 500 andares e poderá acomodar mais de 300 mil pessoas. A estrutura, tal como o que acontece nos outros edifícios referidos, não terá só residências, mas também restaurantes, escritórios, cinemas, escolas, hospitais e correios. Os elevadores irão da base até ao topo da torre em 15 minutos.
Trabalho realizado por: João Pedro Basto nº15
O X-Seed 4000 é o maior edifício alguma vez projectado. Contudo, a Taisei Corporation, que imaginou esta estrutura piramidal em 1995, admitiu que esta nunca estaria destinada a ser construída, mas sim a dar popularidade à empresa.
Os seus propostos 4 quilómetros de altura, 6 quilómetros de largura da base e 800 andares poderiam acolher 500 mil a um milhão de habitantes.
Ao contrário dos arranha-céus convencionais, o X-Seed 4000 teria que ter condições apropriadas para suportar as graduações da pressão do ar e da temperatura ao longo da sua elevação massiva.
Outras características desta construção são o facto da sua base se encontrar no mar e a sua forma e dimensões serem semelhantes às do monte Fuji.
“Sky City 1000” é um projecto urbano feito em 1989, pela “Takenaka Corporation”, com o fim de ajudar a pôr fim à enorme congestão e falta de espaço verde em Tóquio, no Japão.
O plano consiste em três edifícios interligados com 1000 metros de altura, 400 metros de largura na sua base e com uma área total de andares de 8 km2. A Sky City tem capacidade para 35,000 residentes e 100,000 trabalhadores. Cada edifício é formado por 14 estruturas com forma de disco côncavos designados por “Space Plateaus” postos um por cima do outro. Além disso, a Sky City inclui residências, escritórios, instalações comerciais, escolas, cinemas, entre outros.
Desde o seu anúncio que este projecto tem ganho muita atenção no mundo da arquitectura. Existem grandes esperanças de que dentro de uma década as maiores corporações do Japão e o Governo Metropolitano de Tóquio divulguem um plano muito mais pormenorizado da estrutura.
Aparentemente, o projecto é levado a sério e o único helicóptero dos bombeiros de Tóquio tem sido usado em testes de simulação para ver qual seria o perigo se existe um incêndio num dos prédios. Além disso, estão a ser planeados em laboratórios fora de Tóquio elevadores de alta velocidade com capacidade para até 70 pessoas que serão utilizados nos edifícios.
Um dos três edifícios que compõem a Sky City
Trabalho realizado por: João Pedro Basto nº15