Um túnel que conecta a Inglaterra à França tem sido considerado umas das maravilhas de engenharia do século XIX. A primeira tentativa de escavação do túnel começou em 1880, mas o projecto foi abandonado passado pouco tempo, e permaneceu “adormecido” durante centenas de anos.
Em 1988, tratados internacionais foram assinados, negócios fechados e mais uma escavação foi iniciada.
O túnel tem de comprimento cerca de 50 km, vai de Kent à Normandia, com 39km passando a 40m abaixo do leito do mar do Canal Inglês, o Túnel do Canal da Mancha é o maior metro marítimo do mundo. Considerado o projecto de engenharia mais ambicioso e dispendioso de sua época, o Túnel custou 9 biliões de libras – os suficientes para pagar a ponte Golden Gate 700 vezes.
Transmanche Link, a firma de engenharia por trás do projecto usou tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para exploração de óleo para verificar exactamente o que havia no leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida.
Demorou três anos desde que iniciaram o trabalho simultaneamente nos dois lados do túnel, até se encontrassem no meio do canal. Na verdade, o túnel conta com três passagens individuais: 2 túneis de 7.6m de diâmetro carregando os comboios, e um túnel central de 5m de diâmetro para serviços e acesso de emergência.
Durante os seus primeiros seis anos de operação, 112 milhões passageiros utilizaram o serviço.
Trabalho realizado por: Gonçalo Braga nº9 e Vasco Teixeira nº28
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
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