Atravessando quase 2.5km no Rio Tarn no Sul da França, o viaduto de Millau está programado para se transformar na ponte mais alta do mundo. Desenvolvido pelo arquitecto Lord Norman Foster, a ponte de cabo fixa de seis pistas. Sustentado por dois pontos de âncora nos dois lados, e sete pilares, a travessia passa pelo Vale Tarn a uma altura de 245m. No total, o projecto consumiu 19.000 toneladas de aço reforçado de concreto, 5.000 toneladas de aço reforçado para cabos, e 85.000 metros cúbicos de concreto – o suficiente para encher o Hall Albert de Londres.
Durante a construção, sete pilares intermediárias temporárias foram necessárias entre os pilares permanentes de concreto para que o deque fosse ‘lançado’ através do desfiladeiro de coluna a coluna. Cada uma das sete secções atravessa 350 metros.
Para compensar a expansão e contracção, cada coluna divide-se em duas colunas mais finas e flexíveis debaixo da pista de rodovia. Isso cria uma estrutura em forma de A sobre o nível do deque, afinando a silhueta da ponte, reduzindo seu impacto na paisagem ao redor. Desenvolvido para suportar as mais extremas condições do tempo e actividade sísmica, o viaduto Millau tem uma garantia de 120 anos. Para proteger motoristas de ventos violentos, a estrutura foi equipada com telas protectoras e fortes barreiras de colisão.
Durante a construção, sete pilares intermediárias temporárias foram necessárias entre os pilares permanentes de concreto para que o deque fosse ‘lançado’ através do desfiladeiro de coluna a coluna. Cada uma das sete secções atravessa 350 metros.
Para compensar a expansão e contracção, cada coluna divide-se em duas colunas mais finas e flexíveis debaixo da pista de rodovia. Isso cria uma estrutura em forma de A sobre o nível do deque, afinando a silhueta da ponte, reduzindo seu impacto na paisagem ao redor. Desenvolvido para suportar as mais extremas condições do tempo e actividade sísmica, o viaduto Millau tem uma garantia de 120 anos. Para proteger motoristas de ventos violentos, a estrutura foi equipada com telas protectoras e fortes barreiras de colisão.
Trabalho realizado por: Vasco nº28 e Gonçalo Braga nº 9
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