“Sky City 1000” é um projecto urbano feito em 1989, pela “Takenaka Corporation”, com o fim de ajudar a pôr fim à enorme congestão e falta de espaço verde em Tóquio, no Japão.
O plano consiste em três edifícios interligados com 1000 metros de altura, 400 metros de largura na sua base e com uma área total de andares de 8 km2. A Sky City tem capacidade para 35,000 residentes e 100,000 trabalhadores. Cada edifício é formado por 14 estruturas com forma de disco côncavos designados por “Space Plateaus” postos um por cima do outro. Além disso, a Sky City inclui residências, escritórios, instalações comerciais, escolas, cinemas, entre outros.
Desde o seu anúncio que este projecto tem ganho muita atenção no mundo da arquitectura. Existem grandes esperanças de que dentro de uma década as maiores corporações do Japão e o Governo Metropolitano de Tóquio divulguem um plano muito mais pormenorizado da estrutura.
Aparentemente, o projecto é levado a sério e o único helicóptero dos bombeiros de Tóquio tem sido usado em testes de simulação para ver qual seria o perigo se existe um incêndio num dos prédios. Além disso, estão a ser planeados em laboratórios fora de Tóquio elevadores de alta velocidade com capacidade para até 70 pessoas que serão utilizados nos edifícios.
Um dos três edifícios que compõem a Sky City
Trabalho realizado por: João Pedro Basto nº15
Sem comentários:
Enviar um comentário