quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A Mega-Cidade Pirâmide Shimizu


A Mega-Cidade Pirâmide Shimizu TRY 2004 é um projecto feito para a construção de uma enorme pirâmide na Baía de Tóquio, no Japão. A estrutura desta será 12 vezes maior que a Grande Pirâmide de Gizé e será casa para 750 mil pessoas. Se construída, será a maior estrutura feita pelo Homem na Terra. A estrutura terá 2004 metros de altura e vai servir de resposta à falta de espaço para habitação em Tóquio.
A pirâmide proposta é tão grande que não consegue ser construída com os materiais agora existentes, devido ao seu peso. O desenho da pirâmide foi feito a pensar na existência futura de materiais leves muito fortes feitos à base de nanotubos de carbono.

-Dimensões

O perímetro da base da pirâmide vai ser de 2800 metros e a sua área vai ser de 8 km. A infra-estrutura terá aproximadamente 25 km2 e a área bruta do edifício tem 88 km2 divididos em níveis com diversas dvisões:
-1º ao 4º nível: áreas residenciais, ecritórios, etc.
-5º ao 8º nível: áreas de pesquisa, lazer, etc.
A altura de cada nível é de 250,5 metros.
A estrutura da pirâmide é composta por 55 pirâmides mais pequenas. Cada uma destas pirâmides deve ter o tamanho do Luxor Hotel em Las Vegas.

-Utilização

O edifício será dividido em zonas residenciais, comerciais e de lazer, tal como uma cidade. 50 km2 vão ser concedidos para a construção de 240 mil casas, o suficiente para 750 mil pessoas. Cada edifício vai ter os seus próprios recursos de energia (sol e vento). 24 km2 vão ser transformados em escritórios e divisões comerciais que vão empregar 800 mil pessoas. Os restantes 14 km2 vão ser utilizados para pesquisa e lazer.

-Materiais e processo de construção

Primeiro, a infra-estrutura da pirâmide será formada por 36 piers feitos de um material desconhecido.
Como o sismicamente activo Anel de Fogo do Pacífico passa pelo Japão, a estrutura externa da pirâmide será uma canalização aberta de estruturas de suporte feitas de nano tubos de carbono para que a pirâmide possa "aguentar" os ventos fortes e sobreviver aos terramotos e tsunamis.


Os tubos serão revestidos de filme foto voltaico para converter a luz do Sol em energia e ajudar a cidade a ter electricidade.
Grandes robots vão juntar a estrutura das tubagens e air bladders (bexigas de ar) vão ser usados para elevar estas acima do primeiro nível utilizando um sistema de construção proposto pelo arquitecto italiano Dante Bini. Nódulos esféricos irão conectar as tubagens, serão um suporte estrutural e servirão de pontos para apanhar os elevadores.

-Tráfego interior e edifícios

O transporte dentro da cidade vai ser feito por passeios rolantes mais acelerados, elevadores inclinados e um sistema de trânsito rápido pessoal onde as pessoas irão viajar dentro das tubagens.
O espaço residencial e comercial vai ser constituído por arranha-céus de 3o andares que vão estar ligados à estrutura de suporte da pirâmide por cabos de nanotubos.


Trabalho realizado por: João Pedro Basto nº15


2 comentários:

Anónimo disse...

O futuro é bom, mas é demorado e dispendioso.

Domingos Dani Forti Boeri disse...

Trabalho no Brasil como Gestor de projetos e de Obras,sempre tive objetivo de trabalhar em Mega construçoes,estou indo para Europa trabalhar em const de Plataformas de Petróleo,tudo depende de tranferir um curso aqui do Brasil para Europa,creio que será muito bom para meu densenvolvimento profissional e para conhecimento e tbém para esquecer decepções no Brasil
Domingos Dani Forti Boeri